CTVI Mercedes-Benz e Robert Bosch
O Consórcio CTVI, formado pelas empresas Mercedes Benz e Bosch, está contando com a #FBS integrando com objetivo na construção, desenvolvimento e implementação de um conjunto de cinco pistas de testes de veículos automotores:
- uma área de dinâmica veicular (VDA)
- uma pista de medição de freios (BMT)
- uma pista oval de alta velocidade (HSO)
- uma pista de conforto (CMT) com quatro faixas e 5 tipos de pavimentos
- uma pista de dirigibilidade (PHC)
A pista VDA tem formato de “gota” e, foi projetada para que os veículos realizem manobras em vários sentidos e velocidades diversas. Possui área aproximada de 85 mil m² e sua maior largura é de 220m, com 610m de comprimento.
A pista BMT é destinada para a realização de testes de frenagem e controle de tração, ela possui irrigação através do sistema de bombeamento, garantido uma película d’água uniforme para realização de testes
A pista HSO possui um formato oval, ideal para testes em altas velocidades de até 180km/h, ela conta com 2,88km de extensão, com três faixas de rolamento com inclinação de 25%, 17,5% e 10%, uma faixa de acostamento com 2% de inclinação e uma faixa de segurança.
Na primeira faixa da pista CMT, foi executada a chamada “Bad Road”, uma pista com 340m de comprimento executada em concreto com resistência de 30 MPa, com fibras de polipropileno, possui deformidades conhecidas e foram executadas com fôrmas cortadas a laser para garantir sua geometria. A segunda faixa é chamada “Paving Stone”, composta por paralelepípedos com comprimento de 100m. Ainda na sequência da segunda faixa está localizada a pista “Single Events”, trata-se de uma pista de asfalto, com reparos realizados onde as deformidades são pré-determinadas, positivas e negativas. A terceira faixa, “Plate Joint” simula defeitos em pavimento de concreto similares às juntas de cabeceira de ponte desnivelada. A quarta faixa possui alguns elementos comuns em vias como: “Plataform” (lombofaixas), “Diving Ditch” (deformações no pavimento em mergulho), “Ditches” (valetas comumente encontradas em cruzamentos nas ruas) e “Bumpers” (lombadas).
Por fim, temos a pista PHC, que possui formato de autódromo, com geometria única e diversas curvas com diferentes raios, pensada e executada para desafiar o piloto de testes em suas curvas, subidas e descidas, além de diversas possibilidades de circuitos. Com canteiros livres, áreas de escape e barreira de pneus em pontos estratégicos.
Para a execução dessa obra foi desenvolvido e implementado um acompanhamento semanal para correto sequenciamento da execução. Utilizando fotos aéreas semanais, obtidas através de drones, transformamos as fotos em uma única imagem, sobrepondo todos os projetos da obra. O resultado é o formato de uma ortofoto para acompanhamento do avanço, facilitando o entendimento e orientação das equipes durante as reuniões de planejamento e produção.
Local: Iracemopolis - SP